Porto Vitória

Porto Vitória

Conhecida como a Terra das Cachoeiras devido à existência de diversas quedas d’água na região, Porto Vitória marca o trecho final/inicial da porção navegável da hidrovia do rio Iguaçu. Seu povoamento teve início com a fundação do Entreposto de Nossa Senhora da Vitória por Antônio da Silveira Peixoto, em 1769, quando este comandou uma expedição militar que visava a ocupação de terras de domínio de Portugal. A ocupação se intensificou com a instalação de imigrantes europeus, principalmente alemães.

0 Panorama Monastirsky 2016
Vista da entrada de Porto Vitória
Autoria: Monastirsky, L (2016).

Portal de entrada da cidade

Construído em 2010, o Portal que marca a entrada em Porto Vitória possui acima de seus lambrequins em madeira, uma corrente com uma âncora na ponta e em uma de suas laterais o desenho do Megatério. A cidade ficou conhecida como a terra do Megatério após o fóssil desse bicho preguiça pré-histórico – com cerca de sete metros de comprimento – ter sido encontrado na cidade em 1929. Atualmente o fóssil está no museu nacional do Rio de Janeiro.

Ao lado do portal há uma imagem do padroeiro do município – São Miguel Arcanjo esculpida em madeira por Itacir Bortoloso em 2011. O mesmo artista esculpiu em 2011 um “homem ordenhando uma vaca”, em referência ao destaque da produção de leite na economia local, e em 2012 a “oração a São Miguel Arcanjo” ao lado da imagem do santo.

                                

Cachoeira do Rio Espingarda

Com aproximadamente 20 metros de altura, a Cachoeira do Rio Espingarda está localizada na entrada de Porto Vitória. Conta-se que o rio recebeu essa denominação em função da história de um dos desbravadores da região – o Padre Ponciano perdeu a sua espingarda ao atravessar o rio em 1891.

 

Trilha Ecológica do rio Espingarda

Com aproximadamente 500m de extensão, em área de preservação ambiental, a Trilha Ecológica do rio Espingarda foi construída em 2007 sob as ruínas de um antigo aqueduto de uma antiga fábrica de celulose.

 

Parque Ambiental Recanto das Cachoeiras

Com aproximadamente 20.000m² de área verde, com cobertura vegetal nativa, o Parque Ambiental Recanto das cachoeiras possui ampla infra-estrutura de lazer aberta à população aos sábados e domingos. Algumas das festas promovidas no município como a festa do Lambari e a festa do Chopp são realizadas nesse local. No parque, às margens do Rio Espingarda, foi esculpida em madeira a figura de um Lambari, peixe considerado símbolo do rio.

7 Parque Ambiental Recanto das Cachoeiras Monastirsky 2016
Parque Ambiental Recanto das Cachoeiras
Autoria: Monastirsky, L (2016).

Píer – Antigo Porto

A cidade possui um píer montado nas margens do rio Iguaçu no final da Rua Pedro Scheide, local que provavelmente servia de porto para as embarcações que chegavam até Porto Vitória na época da navegação do rio Iguaçu.

9 Antigo Porto - Pier Monastirsky 2016
Píer – Antigo Porto
Autoria: Monastirsky, L (2016).

 

Balsa municipal – Travessia do rio Iguaçu

Próximo ao antigo porto fluvial, os embarques e desembarques da Balsa Municipal,  que faz a travessia para a cidade de Cruz Machado são realizados no final da Rua Antônio Reginato.

9.1 Fernando Affonso. Balsa Municipal
Balsa municipal – Travessia do rio Iguaçu
Autoria: Affonso, F.
Fonte: Panorâmio.

Igreja Matriz São Miguel Arcanjo

A Paróquia de São Miguel Arcanjo foi oficialmente fundada em 29 de janeiro de 1981, quando foi desmembrada da Paróquia Nossa Senhora do Rocio, de União da Vitória. A imagem de São Miguel Arcanjo, que atualmente se encontra no principal altar da igreja, foi doada para a comunidade local entre os anos de 1915 a 1917, quando passou a ser considerado o Santo Padroeiro da cidade.

 

Salão de Molas – Porto Vitória Esporte Clube

O Porto Vitória Esporte Clube foi fundado 1945. O clube é nacionalmente conhecido por seu salão de molas, construído com molas de vagões de trem entre os pilares de sustentação (os barrotes) e o vigamento que fica abaixo do assoalho da pista de dança. Esse sistema proporciona o movimento do assoalho de acordo com a intensidade da dança.

 

 

REFERÊNCIAS

GORONSKI, Maysa Aparecida. Análise do turismo como alternativa para o desenvolvimento do município de Porto Vitória/PR. 2013, 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória, União da Vitória, 2013.

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO VITÓRIA. História da cidade. Disponível em: <http://www.portovitoria.pr.gov.br/index.php/cidade/historia-da-cidade>. Acesso em: 12 dez. 2016.

PORTO Vitória território e paisagem. Disponível em: <http://portovitoriapr.blogspot.com.br/>. Acesso em: 12 dez. 2016.

Terra dos Pinheirais. Porto Vitória. Atrativos. Disponível em: <http://www.terradospinheirais.tur.br/municipio_atrativos.php?cidade=porto-vitoria>. Acesso em: 12 dez. 2016.