Paula Freitas

Paula Freitas

O município de Paula Freitas se originou de um distrito de União da Vitória – que chamava-se Estácios, em alusão ao Porto hidroviário dos Estácios. Depois, em 1938, teve o seu nome mudado para Paula Freitas em homenagem ao engenheiro civil e geógrafo Antônio de Paula Freitas, que trabalhou na implantação da ferrovia. Em 1963 o distrito foi elevado à categoria de município.

Vista panorâmica de Paula Freitas (PR)
Vista panorâmica de Paula Freitas (PR)
Autoria: ND
Fonte: Prefeitura Municipal de Paula Freitas

A colonização da região foi intensificada com a hidrovia do rio Iguaçu, com a imigração ucraniana (1909 a 1911) e com a construção da Estrada de Ferro São Paulo – Rio Grande. Atualmente o município é conhecido como capital da Melancia.

Ruínas da Estrada de Ferro São Paulo – Rio Grande

Atualmente só existem vestígios das edificações e dos equipamentos ferroviários, bem como da Estrada de Ferro São Paulo – Rio Grande, que passava por Paula Freitas. A Estação Ferroviária de Paula Freitas (demolida em 2003) foi inaugurada em 1905. Os únicos remanescentes desse patrimônio são duas pontes ferroviárias.

 

Parque Guairacá

Com ampla área verde e infraestrutura para a realização de passeios e festividades, o Parque Guairacá é considerado o centro de eventos de Paula Freitas. Nele são realizadas algumas festividades municipais com destaque para a Festa da Melancia (fevereiro).

PF Parque Guairaca
Parque Guairacá
Autoria: Monastirsky, L. (2017).

 

Festa da Melancia

Paula Freitas é conhecida como a capital da melancia – sua principal produção agrícola. Anualmente realiza-se a tradicional festa, em fevereiro, pela prefeitura. Nela ocorrem atrações como o Rodeio Crioulo, o concurso de maior melancia do evento e o de maior comedor de melancias da festa. Também há torneios de futebol suíço e de bocha, além do baile e do camping.

 

Igreja Ucraniana Apresentação de Nossa Senhora no Templo

A primeira Igreja de Paula Freitas foi construída por volta de 1945. A construção da nova igreja teve início por volta de 1987 e foi concluída em 1991.

PF Igreja Ucraniana
Igreja Ucraniana Apresentação de Nossa Senhora no Templo
Autoria: Monastirsky, L. (2017).

 

Igreja São Carlos Borromeu

Localizada no centro de Paula Freitas na Avenida São Carlos, nº. 97, a Igreja São Carlos Borromeu foi fundada em 1981.

PF Igreja São Carlos Borromeu
Igreja São Carlos Borromeu
Autoria: Monastirsky, L. (2017).

 

Igreja Ucraniana Assunção de Nossa Senhora

Localizada na localidade de Vargem Grande (Paula Freitas), essa igreja é a única construída em madeira no município e data do ano 1960.

 

Anomalia magnética

O município de Paula Freitas encontra-se no epicentro da maior e mais importante anomalia magnética da Terra, que influi em toda a ionosfera (camada da atmosfera que propaga as ondas eletromagnéticas, como as do rádio) desde a Cordilheira dos Andes até a África do Sul, no sentido Leste-Oeste e no sentido Norte-Sul em praticamente toda a América do Sul.

Devido ao fenômeno, foi instalada na cidade uma base de estudos para observar as consequências dessas Anomalias Magnéticas do Atlântico Sul em caráter regional e global. O laboratório é mantido pelas Faculdades Integradas Espírita, UNIBEM, através de parceria com o Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial, Instituto de Aeronáutica e Espaço e outros centros de pesquisa em geofísica.

 

REFERENCIAS

KERNICKI, Edilson. Semana Cultural abre festividades do Cinquentenário de Paula Freitas. Najuá, Irati, 24 ago. 2014. Disponível em: <http://radionajua.com.br/noticia/noticias/irati-e-regiao/semana-cultural-abre-festividades-do-cinquentenario-de-paula-freitas/27274&gt;. Acesso em 02 jun. 2017.