Piraquara

Piraquara

O povoamento dos Campos Gerais de Curitiba, por volta de 1660, teve sua origem nos trabalhos de mineração – garimpos realizados pelos bandeirantes, vicentistas e portugueses. Arraial Grande foi um dos núcleos iniciais, do qual se originaram o povoamento efetivo de Curitiba, o atual Município de São José dos Pinhais e, a partir deste, o de Piraquara. Por volta de 1700, de uma fazenda surgiu um pequeno arraial de mineração no local onde hoje se encontra o Município de Piraquara. Seu progresso, especialmente nos setores da agricultura e da pecuária, iniciou com a vinda de imigrantes europeus, principalmente italianos (1878). Outro fator de progresso ocorreu em 1885 com a inauguração da Estrada de Ferro do Paraná, ligando o litoral paranaense à Curitiba. Em 1885 a povoação foi elevada a freguesia, com a denominação de Senhor Bom Jesus de Piraquara. Em 1890, passou à condição de vila, desmembrada de São José dos Pinhais. O topônimo, de origem indígena, significa: Pira = peixe e Coara = buraco, cova. É também o nome dado a um dos rios que banham o município.

Estação Ferroviária de Banhado

Como várias estações ferroviárias de sua época, foi construída de madeira e inaugurada em 1885. Na década de 1940, a Estação antiga foi demolida e a Estação de Banhado ganhou um novo prédio de alvenaria que permanece até os dias de hoje. Localizada na Região da Serra do Mar o seu acesso é somente através da ferrovia. O seu estado de conservação apresenta-se bom e não apresenta nenhuma proteção legal pelo Poder Público. Importante salientar que o conjunto de edificações no entorno da estação estão em péssimo estado de conservação.

Estação Ferroviária de Banhado
Estação Ferroviária de Banhado
Autoria: Araújo, R. M. (2010)
Fonte: http://www.estacoesferroviarias.com.br

Estação Ferroviária de Roça Nova

A Estação de Roça Nova está localizada no início do primeiro planalto paranaense. Foi inaugurada 1885 como parada de serviços para atender passageiros e cargas, em uma construção de madeira. O seu acesso pode ser feito através da ferrovia ou pelas estradas rurais de Piraquara. Em 2000, a área em que a estação se localizava foi vendida pela RFFSA. O empresário Ari Portugal reformou a estação e nela funciona o restaurante Cave Colina de Pedra.

Estação de Roça Nova
Estação de Roça Nova
Autoria: Colombelli, V.
Fonte: http://www.estacoesferroviarias.com.br

Restaurante e Túnel-Cave Coluna de Pedras

Em 1999, foi adquirida uma área de 45 hectares localizada nos fundos da Estação Ferroviária de Roça Nova, no município de Piraquara – Paraná, a fim de construir uma pousada ecológica. No ano seguinte, foram adquiridos em leilão público, da extinta Rede Ferroviária Federal S. A, a estação, o túnel ferroviário desativado – localizado a 140 metros da estação – e uma litorina sucateada. Todos foram arrematados com a intenção de integrar o projeto da pousada. As reformas começaram em 2007.

No entanto, surgiu a ideia de viabilizar a adaptação do túnel em cave de maturação de espumantes. A partir de então, o túnel foi fechado nas duas bocas e com temperatura que varia apenas 1°C constatou-se a excepcionalidade de condições adequadas para a maturação de vinhos espumantes.

O túnel possui extensão de 429 metros, com 5 metros de altura e 3,5 metros de largura. As duas portas internas, no espaço da cave, são portas tipo “cofre forte”, ambas de alta resistência. A capacidade de armazenamento é de 50.000 garrafas, porém existe uma cave reserva que pode elevar esse número para 500.000 garrafas.

A Cave Colinas de Pedra faz a guarda, maturação e processos finais do vinho espumante, pelo método de elaboração Champenoise, que compreende a rèmuage, dégorgement, adição do licor de expedição, rolha, gaiola e rotulagem. A primeira fase de elaboração do espumante é feita pela vinícola brasileira Cave Geisse, localizada em Pinto Bandeira, Rio Grande do Sul.

Estação - Restaurante Cave Colina de Pedra
Estação/Restaurante Cave Colina de Pedra
Autoria: ND
Fonte: http://wikimapia.org/21226127/pt/Esta%C3%A7%C3%A3o-Ferrovi%C3%A1ria-de-Ro%C3%A7a-Nova

Estação Ferroviária de Piraquara

A Estação de Piraquara está localizada na área urbana do município. Foi um dos principais equipamentos urbanos desde o surgimento da cidade. A estação hoje é propriedade particular, foi vendida pela RFFSA através de leilão público. O seu estado de conservação é ruim, pois perdeu algumas de suas características originais, sendo acrescida de novas janelas e portas e sua pintura acinzentada acabou por não valorizar a arquitetura da edificação. É importante destacar que juntamente com a estação há um conjunto de bens ferroviários, casas e um armazém, que abrigam diferentes funções: moradia, restaurante, centro de informações turísticas e um museu com peças da antiga RFFSA.

Paraíso das Trutas

O Paraíso da Trutas é uma reserva inteiramente preservada, situada na Serra do Mar, a 8 km de Piraquara e a 27 km de Curitiba e com 1000 metros de altitude. A área é adequada ao turismo ecológico: espaço com criação de trutas, restaurante e trilhas para ecoturismo, com remanescentes de mata nativa de uma das mais belas reservas da Mata Atlântica do Brasil.

Lá se localiza o Mirante do Alto da Serra que, em dias de céu limpo, é possível observar no horizonte oito cidades da região e o Oceano Atlântico – esta atração fica a 1.250m de altitude em relação ao nível do mar. Outra atração é uma das nascentes do Rio Iguaçu (dentre muitas da região). Segundo o proprietário (Heitor Slomp), as nascentes do Iguaçu, com água limpa e fria, são ideais para a criação de trutas.

Igreja Colônia Santa Maria do Novo Tirol

A igreja foi construída em 1878 com o intuito de abrigar a imagem de Nossa Senhora da Assunção, trazida pelos imigrantes italianos. A primeira edificação foi feita de madeira e hoje encontra-se restaurada.

igreja Colônia Santa Maria do Novo Tirol
Igreja Colônia Santa Maria do Novo Tirol
Autoria: ND
Fonte: http://cicloturismobaixada.blogspot.com.br/2012/07/roca-nova-piraquara-pr.html

REFERÊNCIAS

CASTRO, Willian Ricardo de. As ações das instituições públicas e privadas sobre o patrimônio cultural ferroviário da linha Paranaguá-Curitiba (Estrada de Ferro do Paraná). 2014. 258 f. Dissertação (Mestrado em Gestão do Território) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa – PR.

GIESBRECHT, R. M. Estações ferroviárias do Brasil. Disponível em: < http://www.estacoesferroviarias.com.br >.

REDE FERROVIÁRIA FEDERAL SOCIEDADE ANÔNIMA. Estrada de ferro Paranaguá-Curitiba: uma viagem de 100 anos. Curitiba: Superintendência Regional de Curitiba, 1985.